sintomas da dor lombar

Quais os principais sintomas da dor lombar

Alguns sintomas da dor lombar podem parecer algo normal, afinal a correria do dia a dia pode causar algumas dores. Além disso, trata-se de incômodo que atinge a maioria da população e por isso pode ser erroneamente normalizado.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em uma matéria que a USP veiculou, 80% da população já teve ou terá dor na região lombar. Segundo o material, é a causa mais comum para uma pessoa buscar atendimento médico.

Diante desse cenário, quais são os principais sintomas da dor lombar e qual é o tratamento indicado? Para conferir essas respostas, basta continuar neste texto, pois elas serão respondidas a seguir.

Quais são os principais sintomas da dor lombar?

Antes de saber quais são os sintomas da dor lombar, é necessário entender onde se localiza a lombar.. Ela se localiza na parte inferior da coluna vertebral e está abaixo das costelas, mas acima dos glúteos.

Muitos conhecem a região como coluna lombar e, na maioria das vezes, existe uma curvatura para dentro na região, que se chama lordose. Como a coluna vertebral é composta por vértebras, o seu formato é circular.

Entre cada vértebra há um disco que tem o funcionamento similar a um “amortecedor” dos veículos. Em outras palavras, a ideia é reduzir o atrito entre elas e possibilitar que a coluna tenha mais flexibilidade. 

Existem cinco vértebras lombares, é justamente por isso que a dor em qualquer região é classificada como dor lombar. Além disso, existem vários músculos que estabilizam a postura e outras estruturas que se chamam ligamentos.

Cada ligamento faz uma conexão entre os ossos e oferece apoio extra, assim como a estabilidade para as vértebras, no entanto, essas estruturas também podem vir a causar dor na região.

Agora que você entendeu onde se localiza a lombar e conferiu um pouco da estrutura da região, é preciso prosseguir. Dessa forma, confira abaixo quais são os principais sintomas da dor lombar.

Incômodo recorrente na parte região mais baixa das costas

Já sentiu aquela dor nessa parte, em que você troca de posição e não resolve nada? Trata-se de um sintoma frequente e que na maioria das vezes precisa ser investigado, porque não pode acontecer sempre e ser algo recorrente.

Sensação de formigamentos na parte lombar 

Formigamentos não são bom sinal, uma vez que significam que algo está errado e por isso você precisa ser melhor acompanhado. Pode até parecer normal em um primeiro momento, porém, se o formigamento continuar é necessário ter atenção. 

Limitação de movimentos

Por mais que pareça algo natural, ter movimentos restritos não é algo positivo e também não adianta tomar remédios para diminuir a dor. Para voltar a ter uma movimentação normal, então é necessário procurar um médico e investigar o caso.

Sensação de coluna travada 

Muitas pessoas buscam os hospitais com a coluna travada e não tentam saber a causa, mas apenas tratar os efeitos. Dor lombar e coluna travada podem significar uma série de coisas, o ideal é analisar o caso e identificar o que pode ser.

sintomas da dor lombar

Dificuldade para movimentar as pernas

Em situações mais extremas, pode existir dificuldade para movimentar as pernas e a causa é a região lombar. Ao mesmo tempo, é algo que precisa de tratamento o quanto antes, pois pode existir risco de piorar ainda mais o quadro. 

O que fazer depois de sentir os sintomas da dor lombar?

A dor lombar deve ser investigada o quanto antes, porque pode significar desde uma má postura, até o risco de ter hérnia de disco, por exemplo. Assim, é primordial buscar um médico e investigar o que pode estar acontecendo.

Com exames clínicos e de imagem, é possível identificar a causa e, a partir disso, tratar o efeito. Sem determinar essa relação, os tratamentos passam a ser paliativos e não vão na “raiz do problema”. 

Se você sentir esses sintomas da dor lombar ou outras dores na região, marque uma consulta conosco. Desse modo, identifique a causa, trate o efeito e volte a ter qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *