Mochila escolar, saiba dos cuidados com a coluna das crianças

Diariamente as crianças e os adolescentes costumam carregar em suas mochilas, cadernos, livros, estojo, garrafas de água e uma infinidade de objetos. Porém, há perigos da mochila para a coluna dessas crianças no futuro.

Em relação ao assessorio, é preciso que os pais tomem alguns cuidados importantes com o peso dela. A principal recomendação é de que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança.

Esse cuidado evita que a criança tenha problemas de coluna futuramente, problemas como lordose e escoliose podem ser evitados com essa precaução. Por isso, confira a seguir os cuidados que devem ser tomados com a coluna das crianças.

Perigos da mochila para a coluna da criança

O excesso de peso na mochila das crianças, muitas vezes, passa despercebido pelos pais. Geralmente elas levam no seu interior todo material didático utilizado na aula mais alguns objetos, como garrafas de água, lanches e brinquedos.

Tudo isso acaba excedendo o peso ideal para que uma criança possa carregar. Devido a isso, muitas vezes ela tende a se curvar para frente ou pender o corpo para o lado para então suportar o peso da mochila.

Os ombros, pescoço, braços e principalmente a coluna, recebem o impacto direto do peso e a criança acaba se acostumando com essa postura.

Durante o crescimento da criança, essa postura, no entanto, pode acompanhar o seu crescimento e durar ao longo da vida dela, causando deformações na coluna.

Além disso, a sobrecarga de peso sobre os tendões, músculos e articulações, podem causar dores e inflamações na coluna. E, com o prolongar do uso torna-se mais grave e causam outras doenças.

Hábitos diários da criança, influenciam na postura

A mochila pesada não é a única causadora de dores e problemas na coluna das crianças e adolescentes. Os hábitos diários e a postura em que ele senta ou realiza as atividades diárias, também influencia muito.

Por isso, há hábitos que devem ser evitados pelas crianças para não causar problemas futuros. Normalmente, elas não se atentam a isso, então essa tarefa fica a cuidados dos pais e responsáveis.

Para evitar problemas e dores na coluna, as crianças precisam manter uma boa postura durante as atividades diárias, alguns desse cuidados são:

  • Evitar ficar muito tempo sentado em frente ao computador ou televisão;
  • Não fazer lição de casa deitado no sofá ou na cama, o ideal é fazer a lição sobre a mesa;
  • Sentar-se corretamente na cadeira com as costas apoiada no encosto da cadeira;
  • Evitar carregar muito peso.

Dicas para evitar o sobrepeso na mochila

Além do sobrepeso da mochila das crianças é importante que os pais tenham outros cuidados relacionados a ela. Portanto, confira algumas dicas importantes:

Apoie a mochila nos dois ombros

Carregar a mochila apoiada em apenas um ombro não é recomendado. Mesmo que ela esteja leve, deve ser carregada apoiada nos dois ombros para distribuir o peso por igual.

O uso da mochila dessa forma acaba forçando um dos lados do corpo da criança e pode provocar tensão nos músculos e causar dores.

Regule as alças da mochila

A mochila deve ficar posicionada corretamente nas costas da criança, quanto mais baixa ela ficar, mais peso os ombros vão ter que suportar.

Carregue na mochila somente o necessário

A criança deve evitar carregar todo material escolar na mochila diariamente. O ideal é carregar somente os livros e cadernos que for utilizar naquele dia, ou seja, deixe em casa o que não for usar na escola para reduzir o peso.

O uso de mochilas de rodinhas é uma boa alternativa

A mochila de rodinhas com o puxador de mão na altura adequada para cada criança, pode ser uma solução para aquelas que têm muito material escolar de uso diário.

Esse tipo de mochila evita que a criança carregue todo o peso sobre os ombros e costas.

Enfim, a prevenção e o uso correto da mochila é a melhor forma de evitar problemas futuros na coluna das crianças. A prática de atividades físicas como a natação, também pode ser indicada para prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *