Rizotomia ou Denervação Facetária

O que é Rizotomia?

A Rizotomia, ou também chamada de denervação facetária, é um procedimento minimamente invasivo percutâneo para alívio da dor causada por degeneração das articulações facetárias que estão localizadas na parte posterior da coluna. São os discos e as articulações facetárias que dão estabilidade à coluna.

As articulações facetárias são responsáveis pela estabilidade e por conferir parte da mobilidade da coluna. Geralmente, a dor lombar causada por degeneração facetária ocorre devido ao atrito entre os ossos da coluna, inflamando a cartilagem e aumentando a sensibilidade articular.

O procedimento é seguro e o alívio da dor é rápido, permite que o paciente obtenha resultado melhor com a Fisioterapia e, assim, melhore sua qualidade de vida.

Como ocorre o procedimento?

A rizotomia é minimamente invasiva, percutânea e é considerada uma cirurgia de pequeno porte. O paciente é submetido a anestesia local ou sedação leve e o tempo de realização do procedimento é em torno de 40-50 minutos. O procedimento consiste em puncionar a coluna com uma cânula especial (agulha encapada com a ponta livre), guiada por Raio-X, próximo ao nervo que inerva as facetas onde está o foco da dor. Após testar o posicionamento correto da cânula, é feito uma ablação (cauterização) do nervo, bloqueando a transmissão do sinal doloroso.

A rizotomia pode ser feita apenas na coluna lombar?

Não. A rizotomia também pode ser feita na coluna cervical ou torácica.

Como saber se minha dor aliviará com a rizotomia ?

Antes de uma rizotomia, sempre deve ser feito um bloqueio teste com anestésico local a fim de avaliar se ocorrerá o alívio da dor, indicando assim a origem da dor. Após esse bloqueio, se ocorrer o alívio da dor > 50%, o paciente poderá ser submetido à rizotomia com expectativa de bom resultado.

Preciso retornar ao consultório para retirar pontos? Fico com alguma cicatriz?

Não. A rizotomia é feita através de punção na pele. Não faz cortes nem deixa cicatrizes. Desta forma, não há a necessidade de dar pontos no local. 

Como me preparo para a rizotomia?

Você deve adotar alguns cuidados com pré e após o procedimento como:

  1. Não coma nem beba por 6 horas após a rizotomia;
  2. É importante que você dê continuidade a todos os medicamentos que você normalmente toma. Levar todos os seus medicamentos para tomá-los após o procedimento com pequenos goles de água.
  3. Se você é diabético e precisa tomar insulina, você deve ajustar a dose e levá-la para tomar após o procedimento.
  4. É recomendado que você leve alguém consigo para lhe auxiliar na volta para casa após a rizotomia.
  5. Você não deve dirigir ou operar máquinas por pelo menos 12 horas após o procedimento.

Quanto tempo dura o alívio da dor?

O grau de alívio da dor é variável, depende da causa e da localização da dor. O alívio da dor com rizotomia pode ter a duração de seis a doze meses e, em determinados casos, o alívio pode durar mais de 2 anos.

Vale ressaltar que tanto os bloqueios quanto as rizotomias constituem “um ponto numa linha de tratamento” que deve ser seguida pelo paciente. Ou seja, passar por uma fase de Fisioterapia, depois prosseguir para praticar regularmente alguma atividade física, associada a uma boa alimentação e sono regular.

Como é o pós-operatório?

O paciente submetido a rizotomia, geralmente, receber alta 2-3h após o procedimento, quando estiver totalmente recuperado da anestesia. O retorno às atividades ocorre de forma rápida e o risco de complicações é muito baixo.

Quais são os sintomas de degeneração facetária que podem ter indicação para Rizotomia?

  • Limitação da mobilidade cervical ou lombar.
  • Rigidez matinal na coluna
  • Dor lombar baixa com irradiação para as pernas
  • Dor que piora com movimentos rotacionais e de extensão
  • Dor cervical com irradiação sem irradiação para os braços

Quais são os riscos potenciais de uma rizotomia?

Todo e qualquer procedimento médico possui potenciais riscos, por menor que seja, pode ter alguma complicação. No entanto, complicações com a rizotomia costumam ser raras (abaixo de 0,5%), com uma equipe experiente e preparada estes riscos são reduzidos drasticamente.  Desta forma, os riscos mais comuns da rizotomia são infecções, hematomas no local de entrada das agulhas e muito raramente pode atingir algum nervo do braço ou da perna e provocar fraqueza muscular.

Quais são os efeitos colaterais da rizotomia?

Alguns pacientes relatam dormência nas pernas, que geralmente pode ser causada devido ao anestésico local aplicado junto aos nervos durante o procedimento. A dormência costuma durar apenas algumas horas até passar o efeito da anestesia.

Outros pacientes também relatam um leve incômodo nas costas que pode ocorrer após o efeito da anestesia passar, podendo durar cerca de dois ou três dias. Caso isso ocorra, é recomendado que você aplique gelo na área do procedimento no dia e calor úmido no dia subsequente caso o desconforto ainda permaneça.

Contraindicações para a Rizotomia

  • Gravidez
  • Transtornos medulares
  • Coagulopatia
  • Infecções sistêmicas ou no local da infiltração
  • Pessoas com condições na coluna que possuem indicação de cirurgia convencional.

Benefícios da Rizotomia

  • Minimamente invasivo
  • Procedimento simples
  • Rápida recuperação e retorno às atividades
  • Alívio imediato da dor

Acompanhamento

É muito importante procurar um neurocirurgião especialista em dor para diagnosticar e tratar a dor de acordo com o nível de degeneração facetária e as características do paciente, indicando o procedimento mais eficaz e seguro.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para esclarecer todas as suas perguntas e tratar sua dor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *