Dores do herpes zóster: saiba quais são e como tratar 

As dores do herpes zóster podem ser muito intensas, isso incomoda a pessoa e a impede de realizar algumas atividades. Por isso, é fundamental buscar auxílio médico para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

A maioria da população carrega no organismo o vírus do herpes, ele é a reativação do vírus varicela, mais conhecido como catapora. Quando a pessoa entra em contato com o vírus, ele se instala no organismo e fica adormecido.

Dessa forma, ele pode aparecer em pessoas que já contraíram o vírus e estão com imunidade baixa ou sistema imunológico comprometido. Quando ele reaparece, pode causar algumas complicações à saúde da pessoa e muitas dores.

Tire aqui algumas dúvidas sobre o herpes zóster e saiba o que é esse vírus, quais são os sintomas e os tratamento para essa doença.

O que é herpes zoster?

A herpes zóster ou cobreiro, é uma erupção da pele muito dolorosa. Ela geralmente é causada pela reativação do vírus da varicela zoster, o mesmo vírus que causa a catapora.

Cerca de 99,5% das pessoas adultas carregam o vírus da catapora no organismo. O contato com o vírus acontece principalmente durante a infância, por isso, a maioria das pessoas são expostas a ele enquanto ainda é bebê.

Após a infecção, o vírus permanece adormecido no corpo com a possível chance de se manifestar durante a vida. A reativação desse vírus no organismo, no entanto, está associada a inúmeros fatores, como por exemplo:

  • Imunidade baixa;
  • Stress emocional;
  • Fadiga física e mental;
  • Sol em excesso;
  • Longos períodos de gripes e resfriados.

Uma vez que a pessoa tem contato com o vírus, ele se instala nas terminações nervosas do organismo. Portanto, quando a pessoa fica exposta às condições favoráveis e com a imunidade baixa, ele pode reaparecer.

Quando a saúde da pessoa fica comprometida, o vírus do herpes então faz o caminho até a superfície da pele e causa feridas dolorosas.

Além da pele, o vírus do herpes pode afetar outras regiões do corpo, como os olhos, a boca e a região genital.

Quais são os principais sintomas da herpes zóster?

O herpes zoster costuma aparecer principalmente na superfície da pele em forma de feridas, pequenas bolhas e não tem um tamanho ou forma específica.

Os locais mais comuns que essas feridas aparecem são: costas, braços, pernas, barriga, mãos, olhos, boca e partes íntimas. Ou seja, ele pode se manifestar em qualquer parte do corpo.

As feridas na pele aparecem entre 5 e 10 dias, e os principais sintomas incluem:

  • Feridas na pele;
  • Ardência ou coceira na região afetada;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Dores no local da ferida;
  • Mal-estar;
  • Adormecimento local;
  • Formigamento;
  • Coceira na região afetada;
  • Agulhadas.

Saiba mais como são as dores da herpes 

Um dos primeiros sintomas e o principal incômodo do herpes zóster, é a dor. Essa dor se chama neuralgia, ela afeta principalmente os nervos da face, da região lombar, da região cervical e da região torácica.

A sensação é muito intensa e vem acompanhada de frio, calor, formigamento, coceira, ardor e pressão local espontânea sem precisar de nenhum estímulo local.

No caso do herpes genital, a dor pode ocorrer quando a urina atinge as feridas ou linfonodos na região da virilha. As mulheres podem apresentar corrimento vaginal e desconforto durante o ato sexual.

Os sintomas, no entanto, costumam passar depois de alguns dias com o diagnóstico correto e tratamento adequado para cada região afetada.

Conheça as formas de tratamento das dores desta doença

Uma vez que a pessoa entra em contato com o vírus do herpes zóster, ele não pode mais ser eliminado do organismo. Dessa forma, ele fica adormecido no organismo a espera de uma queda da imunidade para se manifestar.

Em casos leves de herpes e com poucas dores, a pessoa deve manter a área infectada limpa e desinfetada com água e sabão. E fazer a aplicação de compressas de gelo no local para aliviar os sintomas.

A aplicação de medicamentos a base de anestésicos tópicos nas feridas como a Benzocaina, ou a ingestão de analgésicos também costumam ser eficientes contra a dor. 

Agora, quando a doença se manifesta na pele ou em qualquer outra região do corpo com maior intensidade e dores, o tratamento inclui antivirais, como por exemplo, o Aciclovir e Fanciclovir.

Os tratamentos para herpes, no entanto, se tornam mais eficientes quando iniciado logo nas primeiras horas dos sintomas, assim eles costumam desaparecer depois de 2 ou 3 dias.

Em casos em que a pessoa tem crises dolorosas mais frequentes, o tratamento com antivirais todos os dias por um longo período ou aciclovir intravenoso costuma reduzir os incômodos.

As pessoas que apresentam ceratite por herpes (herpes nos olhos), podem fazer o uso do colírio Trifluridina. Entretanto, nos lábios, a aplicação de pomada Penciclovir costuma aliviar os sintomas do herpes labial em 1 ou 2 dias.

A importância de saber mais sobre as dores da herpes zóster

O vírus da herpes zóster não é uma doença muito contagiosa. Porém, ele pode ser transmitido de uma pessoa infectada para outra pessoa através do contato direto com as feridas.

Por isso, as pessoas infectadas pelo vírus herpes zóster, devem evitar fatores que causam a transmissão para outras pessoas, assim como a reincidência e aparecimento recorrente dos sintomas que provocam dores. 

Pessoas com herpes devem evitar:

  • Evitar beijar ou tocar nos lábios com feridas;
  • Coçar as feridas com as mãos sujas;
  • Tomar sol nas feridas;
  • Evitar relações sexuais sem proteção.

Enfim, saiba que a herpes zoster pode causar complicações graves à saúde, e infecção bacteriana de pele.

Por isso, a melhor forma de evitá-la é tomando a vacina contra herpes, mantendo uma alimentação saudável para aumentar a imunidade do organismo e mantendo hábitos de higiene. Porém, se você sentir algum dos sintomas citados aqui procure um médico especializado, e nós podemos ajudá-lo. Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *