As dores nas costas, ou dores lombares, incomodam muito, principalmente quando são crônicas e persistentes. Existem inúmeras doenças que podem ter esse tipo de dor como sintoma.
A maioria dos casos mais leves é tratada com fisioterapia e medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. As massagens também podem auxiliar muito no alívio dessas dores.
Esses incômodos acontecem muito quando a pessoa não faz exercícios físicos com frequência ou o faz de forma incorreta. Também ajudam a aumentar essas dores a postura incorreta e ficar muito tempo em pé ou sentado.
O que é dor lombar?
A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um incômodo que ocorre na parte debaixo das costas, entre as últimas costelas e os glúteos.
Ela pode ficar mais grave caso você fique muito tempo em pé, sentado/ sentada e em uma determinada posição.
A má postura, portanto, é um dos principais fatores que contribuem para este tipo de problema.
A sobrecarga nos ligamentos, ou o estiramento, também é uma possível causa da dor, gerando um edema nos ligamentos interespinhosos.
Outra condição que faz com que a dor piore muito, é quando você possui uma fissura do ânulo fibroso, ou seja, na capa que envolve o disco ao permanecer em algumas posições que o comprimem.
Um aspecto que interfere na lombar, é a dor ciática, ou lombociatalgia, pois ao afetar uma raiz ou nervo, a dor pode espalhar para algum membro.
A hérnia de disco e a estenose do canal lombar são também motivos de você poder sentir essa dor
Desse modo, é essencial procurar um especialista em coluna para que ele realize uma investigação caso você esteja com algum desses incômodos.
Sendo assim, este tipo de dor acontece geralmente em adultos e em pessoas que praticam exercícios físicos de maneira incorreta ou em excesso. Isto não significa, entretanto, que não possa se manifestar em indivíduos de qualquer outra faixa etária.
Quais são os principais sintomas da dor lombar?
Existem inúmeras doenças que podem causar este tipo de dor, como, por exemplo, problemas da musculatura das costas, da coluna, de órgãos internos (intestino, estômago, rins e pâncreas), e também problemas emocionais.
Além disso, carregar peso com frequência, sedentarismo e algumas posturas viciosas também ocasionam esse tipo de comorbidade.
A dor lombar, contudo, pode ser de dois tipos: a aguda, que é repentina e ocasional, ou a crônica ,que possui longa duração e é mais persistente.
Os principais sintomas da dor lombar são:
- Formigamentos
- Incômodo recorrente na parte baixa das costas;
- Movimentos limitados;
- Sensação de que a coluna travou;
- Movimentar as pernas com dificuldade em alguns casos.
Se, por acaso, estes sintomas permanecerem por um período superior a duas semanas, procure nossa avaliação especializada.
Saiba mais como essa dor acontece
A causa da dor acontece, porque a lombar é encarregada de sustentar muito peso. Desse modo, ao realizar posturas ou movimentos inadequados e esforços excessivos, isto gera a sobrecarga nela.
Além disso, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento, falta de atividade física frequente, e fatores emocionais também podem estar relacionados a ela.
Para entender por que isso acontece, é necessário saber que a região lombar, localizada na parte inferior da coluna, é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas.
Essa estrutura é essencial para que você realize a maioria dos movimentos, garantindo, assim, que seja possível ficar em pé, levantar e andar.
Segundo estudos, a dor lombar é o sintoma de mais de 50 doenças. Por este motivo, é muito importante conhecer as formas de tratamento.
Conheça as formas de tratamento da dor lombar
O tratamento da dor lombar pode ser realizado de diversas formas, seu principal objetivo, contudo, é melhorar a habilidade funcional, aliviar a dor e prevenir que ela se repita ou que fique crônica.
Existe uma variedade de intervenções terapêuticas disponíveis, como, por exemplo:
- Analgésicos,
- Massagens;
- Fisioterapia;
- Antinflamatórios,
- Corticoides
- Relaxantes musculares.
É muito raro, portanto, a realização de cirurgia. Além da fisioterapia e massagens, outros tratamentos alternativos como pilates e RPG podem auxiliar na prevenção e alívio dessas dores.
Tanto para o caso de dores agudas como leves, o tratamento da dor lombar geralmente segue um padrão.
Ele começa com repouso, evitando a pressão na área dolorida, após isso, você pode tomar um analgésico, anti-inflamatório ou analgésico, se for preciso, finalizando, então, com a fisioterapia para reabilitação.
Principalmente quando a dor lombar é causada por algum problema postural, como escoliose e hiperlordose, ou por consequência dos hábitos referentes a ficar muito tempo sentado ou em pé ao fazer fisioterapia, as chances de melhora são bem significativas.
A importância de saber mais sobre as dores nas costas ou dor lombar
A dor lombar é aquela que fica em uma determinada região das costas na parte debaixo.
Existem muitos sintomas que indicam que há alguma coisa errada com a sua lombar. Sendo assim, observe se você está com algum deles e, em caso positivo, procure nossa ajuda.
As causas dessas dores podem estar relacionadas a uma má postura, sedentarismo, exercícios errados e até mesmo problemas emocionais. Tente evitar tudo o que pode ocasionar esses incômodos.
Geralmente, essas dores, tanto agudas como crônicas ou leves, não são motivos de intervenção cirúrgica. Caso não seja possível evitá-las, então opte por tratamentos como repouso, remédios como analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia, sempre por meio de recomendação especializada. Entre em contato conosco para saber mais!