Hérnia de disco tem cura? 

Antes de entender se hérnia de disco tem cura, é necessário saber o que essa patologia é. Trata-se de uma lesão que acontece na região lombar e que provoca dor nas costas, mas também altera a sensibilidade das pernas.

A localização mais frequente da hérnia é no disco que se localiza entre a quarta e a quinta vértebras lombar, que são o L4/L5. Além disso, pode afetar o disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).

A hérnia de disco tem cura, embora muitas pessoas acreditem que é algo incurável. Dessa forma, confira a seguir mais informações sobre essa patologia e os detalhes sobre os tratamentos que podem ser feitos.

Por que a hérnia de disco tem cura?

Quando o disco vertebral sofre alguma lesão que demanda tratamento, saiba que existem três tipos de discos: protusas, extrusas e sequestrados. Assim, veja abaixo o que cada uma delas significa:

  • Protusa: trata-se quando ocorre a perda da forma oval do disco, porém o seu núcleo não é afetado.
  • Extrusa: caracteriza-se por deformar o disco e o deixar com a forma de uma gota.
  • Sequestrada: o disco é bastante danificado e pode chegar a ser dividido em duas partes. 

Existem vários sintomas que são sentidos, pois a maioria ocorre na região em que a lesão do disco aconteceu. Por exemplo: quando a lesão é na cervical, as dores e alterações se irradiam para os ombros, mãos e braços.

Se a lesão for na lombar, as pernas e os pés são as partes afetadas, embora a pessoa possa sentir essas partes formigas e até mesmo arder. Além disso, é muito comum que o paciente reclame de uma dor constante na região.

O diagnóstico da hérnia de disco deve ser feito clinicamente, em que os sintomas e o resultado do exame neurológico devem ser estudados. Em seguida, alguns exames de imagens auxiliam a determinar o tamanho da lesão.

A cura da hérnia de disco vai depender bastante do tipo de lesão, ou seja, do tamanho e outras características. Existem vários tratamentos que podem ser feitos, em que se destacam os seguintes.

Fisioterapia e medicação

Por mais que varie de acordo com as limitações que a pessoa tenha, a ideia é tratar a dor. Nesse caso, quando a lesão é pequena e a situação é leve, o paciente pode tomar anti-inflamatórios e analgésicos

O médico pode passar dicas sobre postura e outras indicações para que outras crises não aconteçam. Ao mesmo tempo, a fisioterapia deve ser feita e irá variar segundos os sintomas que o paciente possui.

No início, as sessões de fisioterapia passiva, que se destaca por ser feita com aparelhos, pode ser uma boa opção. Com a evolução do paciente, pode ser agregado intensidade, pilates e até hidroterapia para manter o disco no seu lugar.

O período muda conforme o caso, mas na maioria das vezes em um mês de fisioterapia já dá para aliviar os sintomas. A série ideal é até cinco vezes por semana, porém a quantidade pode mudar de acordo com a vida do paciente.

Cirurgia 

A hérnia de disco tem cura com a cirurgia, principalmente para casos mais graves e o comprometimento do disco cervical é muito alto. Quem realiza o procedimento cirúrgico é o ortopedista ou neurocirurgião.

A cirurgia é feita com anestesia geral, em que o disco vertebral é retirado. Além disso, dá para realizar a cirurgia através da laparoscopia, em que um tubo fino é colocado na pele com uma câmera na ponta. 

O tempo de internação é rápido e não demora mais do que X dias, porém é preciso fazer repouso de X dias. Além disso, o especialista passará todas as recomendações para garantir o sucesso do procedimento cirúrgico.

Agora que você conferiu que hérnia de disco tem cura, agende já a sua consulta com o Dr. X. Por fim, tenha o tratamento correto para hérnia de disco e saiba que o procedimento cirúrgico é seguro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *