Lesões comuns na coluna vertebral são danos causados na coluna de qualquer pessoa, e podem ser classificados como danos agudos ou danos crônicos.
No Brasil, anualmente ocorrem cerca de 11 mil novos casos de lesões na coluna dos brasileiros. Essas lesões normalmente são causadas por acidentes, e afetam a parte óssea da região da coluna, os ligamentos ou os músculos.
Essas lesões, entretanto, acabam causando uma queda na expectativa e na qualidade de vida do paciente. Por isso, confira aqui quais são as causas mais comuns de lesões na coluna, como prevenir os danos à coluna e como tratá-las.
O que é uma lesão na coluna vertebral?
A coluna vertebral do ser humano, é a principal estrutura de sustentação do corpo. Ela é composta principalmente por ossos, músculos e ligamentos.
Entre as vértebras, há discos invertebrais que atuam como amortecedores dos impactos normais como caminhar e saltar. Esses discos, possibilitam os movimentos da coluna e evitam que uma vértebra encoste na outra.
Há também na coluna, ligamentos e músculos que dão suporte e estabilidade a cada vértebra e a protege de impactos.
A vértebra por sua vez tem a função de proteger a medula e outras terminações nervosas que estão por toda coluna cervical. E, a medula é responsável por transmitir mensagens entre os músculos, ligamentos e o cérebro.
Toda essa estrutura da coluna, portanto, permite que o ser humano se movimente, sustente o seu corpo, caminhe, tenha força nos braços, pernas, pescoço e faça as suas atividades normalmente.
As lesões mais comuns ocorrem na lombar e na coluna torácica, sendo a lesão na coluna vertebral a mais grave das lesões.
Por isso, quando ocorre alguma lesão na coluna, a conexão entre algumas ligações importantes inflama ou é interrompida. Sendo assim, a pessoa pode ficar incapacitada de realizar algum movimento ou todos os movimentos do corpo temporariamente ou de forma permanente.
Quais são os tipos de lesões mais comuns na coluna?
Existem diferentes tipos de lesões que podem afetar a coluna de uma pessoa. Essa condição pode afetar milhares de pessoas de todas as idades anualmente.
A lesão na coluna, ainda pode causar limitações como, a perda da agilidade ou movimentação dos membros. Entre os principais danos causados a coluna estão:
- Hérnia de disco;
- Bico de papagaio;
- Artrose na coluna;
- Hiperlordose;
- Hipercifose;
- Osteoporose;
- Escoliose.
Quando a pessoa é exposta a algumas dessas lesões, podem ocorrer dores e incômodos, e também causar limitações no dia a dia. Muitas delas são agudas e crônicas, ou seja, causam dores temporárias ou sequelas permanentes à coluna.
Principais causas de lesões na coluna
As lesões mormente são causadas por maus hábitos das pessoas e acidentes. Apenas uma pequena parte da população já nasce com algum problema na coluna, a mais comum é a má formação.
Outras condições como as lesões citadas acima, também podem originar problemas que enfraquecem os ossos e causam outras lesões mesmo durante as atividades diárias.
Por isso, existem diversas situações que podem causar lesões na coluna, veja:
- Mergulho em águas rasas;
- Disparo por armas de fogo;
- Quedas de altura;
- Quedas comuns;
- Acidentes de trânsito;
- Movimentos repetitivos;
- Exercícios físicos de alto impacto;
- Má postura;
- Pegar peso de forma inadequada.
Sintomas
Alguns dos sintomas mais comuns de lesão na coluna, incluem a dor local. Mas pode ocorrer também, a alteração da mobilidade e a incapacidade de andar, assim como os seguintes sintomas:
- Dormência local;
- Fraqueza muscular;
- Dor que irradia para as penas;
- Formigamento local;
- Fraqueza nos membros;
- Disfunção urinária e disfunção do intestino.
Diagnóstico e tratamento
Em primeiro lugar, para identificar uma lesão na coluna, é necessário que a pessoa consulte um médico especialista, fisioterapeuta ou ortopedista.
Na consulta é feita a avaliação física e teste de reflexos, e em alguns casos pode ser necessário fazer exames de imagem e tomografia computadorizada para identificar a lesão e indicar o melhor tratamento.
Em casos de acidentes graves na coluna, como quedas, o paciente precisa ser transportado por profissionais de saúde e de ambulância. Esses cuidados são necessários para evitar o agravamento da lesão.
Por fim, a prevenção continua sendo o melhor tratamento, por isso evite atividades de grande impacto que possam lesar a coluna.