83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

O que é

Uma doença que começa mostrando os seus sinais antes dos 18 anos, a Síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que tem como características principais movimentos involuntários e frequentes, conhecidos como tiques motores e vocais.

A doença é responsável pela diminuição do funcionamento social e ocupacional do paciente afetado, apresentando crises passageiras no início, como piscar de olhos, e podendo se desenvolver tiques motores complexos e logo em seguida tiques fônicos.

Diagnóstico

O diagnóstico é firmado em características e na evolução do quadro clínico do paciente, não podendo ser determinada através de exames laboratoriais ou radiológicos. Alguns fatores podem ser indicativos da doença, como: - Múltiplos tiques motores e tiques vocais, podendo ou não se apresentar ao mesmo tempo durante a doença.

  • Tiques que ocorrem várias vezes durante o dia, quase diariamente ou por um período maior que um ano, não apresentando nenhuma fase livre dos tiques maior do que três meses.
  • Os sintomas causam prejuízo ao funcionamento social, ocupacional e outras áreas da vida do paciente afetado.
  • Os sintomas se apresentam antes dos 18 anos de idade.

Para entende melhor esta Sindrome, sugerimos o filme PRIMEIRO DA CLASSE

Tratamento

A escolha da forma de tratamento pode variar de acordo com o grau de interferência que os sintomas da Síndrome de La Tourette exercem na vida do paciente. Ao se tratar um caso infantil, a ênfase primária é em ajudá-la a desenvolver suas tarefas diárias, construindo confiança para desenvolver tarefas na escola, amizades e autoestima. Em adultos, se houver uma situação incapacitante, pode ser feita um neurocirurgia para estimulação cerebral profunda (DBS) a fim de controlar os movimentos anormais.