83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

Rizotomias

As rizotomias consistem na lesão térmica com eletrodos especiais com a finalidade de interromper a transmissão dos impulsos dolorosos para o cérebro.

São indicadas para o tratamento das neuralgias sintomáticas e essenciais da face, região cervical, torácica, lombar e perineal.

Lesão do Trato de Lissauer e do Corno Posterior da Medula Espinhal (Drez)

O procedimento reduz a hiperatividade das vias nociceptivas dos tratos ascendentes da medula espinhal e é realizado para o tratamento da dor no membro fantasma, da dor resultante de avulsão traumática do plexo braquial, plexopatia actínica (pós-quimioterapia para câncer de mama, por exemplo), plexopatias oncológicas, neuralgia pós-herpética e dor mielopática por lesão da cauda equina.

Cordotomias:

Método ideal para o tratamento da dor oncológica que acomete unilateralmente segmentos abaixo da coluna cervical, consiste na interrupção do trato espinotalâmico (a via de transmissão da dor da periferia até o cérebro) oposto ao lado em que a dor é referida. Proporciona melhora inicial, mas não a longo prazo, em 75% a 91% dos doentes. Também pode ser realizada em pacientes com dor no membro fantasma ou no coto de amputação.

Referência: Fonoff ET, de Oliveira YS, Lopez WO, Alho EJ, Lara NA, Teixeira MJ. Endoscopic-guided percutaneous radiofrequency cordotomy. J Neurosurg. 2010 Sep;113(3):524-7.
Referência: Fonoff ET, Lopez WO, de Oliveira YS, Teixeira MJ. Microendoscopy-guided percutaneous cordotomy for intractable pain: case series of 24 patients. J Neurosurg. 2016 Feb;124(2):389-96.

Mielotomias:

São indicadas em casos de dor oncológica bilateral pelvi-perineal ou dos membros inferiores em que a cordotomia cervical bilateral apresenta risco. São indicadas também para o tratamento da dor mielopática, dor por avulsão do plexo braquial e neuralgia pós-herpética.

Talamotomia:

A talamotomia é indicada para o tratamento da dor resultante de lesões dos sistema nervoso periférico, da medula espinhal e do encéfalo. Alivia temporariamente 40% a 70% dos casos.

Psicocirurgias:

A hipotalamotomia póstero-medial, a cingulotomia e a capsulotomia anterior são indicados em doentes que apresentam componentes ansiosos, depressivos e obsessivos incapacitantes não controlados com medicação psicotrópica e psicoterapia. Os procedimentos obedecem aos princípios da cirurgia estereotáxica. O diretor técnico da Neurodor, Dr. Nêuton Magalhães, fez seu treinamento durante 03 anos em Neurocirurgia Funcional no Instituto de Psiquiatria da USP e tem experiência em psicocirurugias.

Procedimentos endocrinológicos:

Estes tipos de procedimentos proporcionam alívio da dor por neoplasias hormônio-dependentes (câncer disseminado de próstata, de ovários, por exemplo.) e não dependentes, como também da dor por desaferentação. A hipofisectomia química é um exemplo destes procedimentos, porém estão em desuso na atualidade.