83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

Para atuarmos no tratamento completo da dor crônica, desenvolvemos um trabalho com equipe multidisciplinar, oferecendo o Programa Viva Mais e o Programa Performance Mais. Nestes programas temos algumas etapas que fazem parte do tratamento como:

CHECK UP DA DOR

Nosso processo de tratamento começa com um check-up da dor, uma avaliação global, multidisciplinar, onde o paciente será avaliado por um Neurocirurgião Especialista em Dor, Dr. Nêuton Magalhães, por uma equipe de Fisioterapêutas, por Nutricionista e por Psicológos, dentro de uma visão holística, centrada na pessoa, onde procuramos identificar as causas da dor e/ou fatores perpetuantes, nas suas diferentes dimensões, proporcionando um diagnóstico preciso e direcionado para um tratamento completo e personalizado do paciente com dor crônica.

NEUROCIRURGIAS

Planejamos uma intervenção personalizada para cada pessoa, combinando diferentes abordagens terapêuticas que promovem a resolução do problema de forma eficiente e melhoria na qualidade de vida. Um tratamento conservador envolvendo Fisioterapia individualizada de alta qualidade, aliada a um acompanhamento nutricional, psicológico e educação física são proporcionados aos nossos pacientes. Eventualmente, se alguns indivíduos necessitarem de intervenção cirúrgica (bloqueios ou infiltrações anestésicas, cirurgia para hérnia de disco, para tumores cerebrais, hidrocefalia e cirurgia para doença de Parkinson, por exemplo), também podemos realizar.

ACOMPANHAMENTO

Mesmo depois da alta, priorizamos o contato com os nossos pacientes, oferecendo um acompanhamento periódico. Nossa finalidade principal é reabilitá-lo e, para tanto, oferecemos acompanhamento com técnicas avançadas de fisioterapia com o Programa Viva Mais, após reabilitação o paciente será encaminhado para um programa de manutenção do seu bem-estar por meio da educação física com o Programa Performance Mais.

O QUE É O PROGRAMA VIVA MAIS E O PROGRAMA PERFORMANCE MAIS?

Programa Viva Mais

É um programa desenvolvido pela Neurodor com uma equipe multidisciplinar composta por Neurocirurgião, Fisioterapeutas, Nutricionista, Psicólogos e Educador Físico especialistas em Dor, em que a ênfase é dada não apenas ao corpo, mas também ao cérebro, onde tudo se processa. O objetivo da abordagem no PROGRAMA VIVA MAIS é priorizar a explicação dos processos associados à dor, exposição gradual ao movimento, diminuição do medo/fobia ao movimento, educação para as atividades e tarefas da vida diária, reestruturação das crenças e forma de pensar face ao problema da dor, diminuição da dor e ganho da capacidade física.

Programa Performance Mais

O Programa Performance Mais é um programa criado pela Neurodor para acompanhamento individual e personalizado de seus pacientes, realizado por um Educador Físico capacitado para atender pacientes com dor, onde cada exercício é selecionado de acordo com as necessidades de cada pessoa, tendo por base conhecimentos especializados do corpo humano, da biomecânica, da patologia e do treino físico, permitindo uma conjugação perfeita para a qualidade do exercício e prevenção de recorrência da dor, atuando também a nível da prevenção de lesões, potencialização do desempenho técnico e desportivo, correção e melhoria da postura, diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, desenvolvimento da confiança para o movimento e promoção de uma vida mais ativa.

Público do Programa Viva Mais e o Programa Performance Mais

  • Pessoas com dores;
  • Empresas e Associações;
  • Clubes desportivos;
  • Escolas de dança;
  • Escolas e Centros educativos;
  • Outras Entidades.

OUTROS SERVIÇOS DA NEURODOR

Além dos Programas de tratamento Programa Viva Mais e o Programa Performance Mais, a Neurodor oferece os seguintes serviços:

Fisioterapia na Dor Músculo-esquelética

As dores de origem músculo-esquelético são as mais frequentes na população, associadas a esforços, gestos bruscos, posturas mantidas, movimentos de repetição e traumatismos. Qualquer que seja a causa, a dor é o sintoma mais prevalente, podendo ter características mecânicas e/ou inflamatórias. É fundamental uma avaliação detalhada que compreenda as estruturas anatômicas envolvidas no quadro clínico, no sentido de poder resolver o problema. Frequentemente existe um envolvimento de vários tecidos simultaneamente (estruturas músculo-tendinosas, cápsulo-ligamentares, osteo-articulares, nervosas), sendo a intervenção selecionada de acordo com cada pessoa e as características da sua condição clínica.

Fisioterapia na Dor Neuropática

As alterações do sistema nervoso (central e periférico) são cada vez mais frequentes, podendo causar dor neuropática (dor irradiada no trajecto de um nervo), parestesias (formigueiro), hipoestesia/ anestesia (dormência), hiperestesia/ hiperalgesia/ alodínea (aumento da sensibilidade tátil e dolorosa), falta de força, edema (inchaço), alterações da temperatura e sudorese, entre outras manifestações clínicas.
Estão identificadas diferentes causas de comprometimento do sistema nervoso, como compressão (ex. tensão muscular ou hérnia discal), inflamação (ex. osteoartrite na coluna), doença metabólica (ex. diabetes), lesão por laceração ou estiramento (ex. acidentes de motocicleta), podendo ainda surgir como resposta as situações de estresse emocional elevado.
A Fisioterapia especializada em Dor Neuropática permite a realização de uma avaliação específica do sistema nervoso e aplicação de técnicas direcionadas à resolução dos sintomas e muitas vezes, das suas causas.

Fisioterapia na Dor Crônica

A dor é um fenômeno complexo, produzido pelo nosso cérebro, com influência do restante do sistema nervoso (medula e nervos periféricos), como resposta à percepção de perigo ou ameaça. Na dor crônica, por definição, é quando o quadro doloroso persiste além por um período superior a três meses, muitas vezes sem que exista uma causa estrutural associada.
Atualmente, analisamos a dor crônica como sendo resultado de uma hiperexcitabilidade (atividade aumentada) do sistema nervoso periférico e principalmente sistema nervoso central, sofrendo a influência de diversos fatores, como os pensamentos e crenças, o estresse, o estado emocional, a alimentação, as experiências passadas e memórias, o suporte familiar, entre outros fatores.

Treino Funcional Terapêutico

Treino Funcional é um método de treino que usa o peso corporal na grande maioria dos exercícios, podendo integrar pesos livres, bolas suíças, bolas medicinais, plataformas instáveis, entre outros materiais. O Treino Funcional Terapêutico é desenhado para melhorar a performance física desportiva, prevenir lesões músculo-esqueléticas e tonificar os músculos com consequente ganho de força e resistência, ganho de coordenação e capacidade funcional.
Na Neurodor, o Treino Funcional distingue-se pelo acompanhamento individual e personalizado, realizado por um Educador Físico capacitado para atender pacientes com dor, de acordo com a avaliação das necessidades pessoais, desportivas e profissionais, combinando diferentes modalidades terapêuticas da Neurodor.