83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

O que é

A espasticidade é caracterizada pela alteração no tônus muscular. É comum acontecer quando ocorrem doenças neurológicas com lesão de células do sistema nervoso, que controlam os movimentos voluntários, como após AVC ou trauma raquimedular. A espasticidade promove reflexos hiperativos, ações reflexivas involuntárias do corpo - como afastar a mão de uma superfície quente - que podem persistir por muito tempo e serem muito fortes.

Diagnóstico

Os sintomas podem variar desde uma leve contração muscular até uma deformidade grave, com permanente encurtamento muscular e posturas anômalas. Clônus (rápidas e repetidas contrações musculares), espasmos musculares, membros inferiores em posição de "tesoura" - cruzamento involuntário das pernas - também podem ser observados.

Para entender melhor, sugerimos esse filme: THE RED CHAPEL

Tratamento

Os tratamentos, dependendo do estágio e da gravidade, vão desde o uso de medicamentos até cirurgias. A Neurocirurgia Funcional pode ajudar bastante a melhorar a qualidade de vida de pacientes com espasticidade. Pode ser feita a rizotomia superseletiva da raiz sensitiva - cirurgia na medula - ou implantar uma bomba para infusão de fármacos diretamente no canal medular. Nesses casos, geralmente, a substância infundida é o baclofeno.

Como posso me ajudar

Um acompanhamento fisioterápico promove o estiramento correto dos músculos e pode evitar um encurtamento permanente destes. A consulta a um médico especializado é a melhor forma de ajudar no tratamento para a melhoria dos sintomas.