83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

Cerca de 90% dos pacientes com câncer têm dor crônica e estima-se que 42% destes pacientes não têm controle adequado desta dor.

O conceito de dor total, é constituída por vários componentes: físico, mental, social e espiritual. Estes aspectos fazem com que pacientes com doença avançada se deparam com muitas perdas: perda da normalidade, da saúde, de potencial de futuro.

A dor impõe limitações no estilo de vida, particularmente na mobilidade, paciência, resignação, podendo ser interpretada como um “saldo” da doença que progride. Este conceito de dor total mostra a importância de todas essas dimensões do sofrimento humano e o bom alívio da dor não é alcançado, sem dar atenção a essas áreas.

Na experiência dolorosa, os aspectos sensitivos, emocionais e culturais são indissociáveis e devem ser igualmente investigados. Todos os aspectos devem ser claros para a equipe que atua com pacientes oncológicos.

Tratamento

Várias são as possibilidades de tratamento e controle da dor em oncologia. Antes do início do tratamento, além de saber o tipo e a intensidade da dor, é necessário analisar as queixas do paciente, repercussão psicológica e limitações impostas pela dor.

A partir dessa análise e da sintomatologia predominante do paciente, escolhe-se a terapêutica. É importante também analisar alterações comportamentais sugestivas de dor ou incômodo nesses pacientes e levar em conta as informações dos cuidadores, uma vez que pacientes idosos ou em fase final da doença podem não conseguir precisar o nível de dor.

Quando o tratamento medicamentoso não é eficaz, podemos utilizar recursos neurocirúrgicos tais como neurólise de nervos ou gânglios. Em alguns casos podemos realizar cordotomias* ou implantar bomba de morfina*.

ALCOOLIZAÇÃO DO PLEXO CELÍACO

É um procedimento destinado a aliviar a dor de pacientes com câncer avançado na região do abdome superior, principalmente câncer de de pâncreas. Injetamos álcool absoluto no plexo celíaco, que fica por trás do pâncreas, e o paciente obtém alívio imediato da dor.