83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

Terapia por Ondas de Choque

Um novo tratamento que possui alívio imediato da dor!

A terapia por Ondas de Choque BTL é uma nova solução não-invasiva para a dor músculo-esquelética. A terapia por Ondas de Choque extracorpórea é freqüentemente usada em ortopedia e medicina esportiva.

A dor crônica provoca grande sofrimento e em geral, compromete a qualidade de vida de quem sofre com o problema. Entre os tratamentos existentes, a terapia por ondas de choque tem se destacado por se mostrar eficiente no tratamento de doenças de difícil solução. O procedimento é indicado para dores crônicas que não respondem bem ao tratamento medicamentoso ou à fisioterapia. Em geral, poucas sessões são suficientes para que se alcance o melhor efeito terapêutico. A taxa de sucesso varia de 65% a 91%, segundo estudos recentes. As aplicações são principalmente associadas com o tratamento de distúrbios crônicos musculares e do tendão, dores cervicais e nas costas. As indicações mais comuns incluem:

-Ombro doloroso

-Epicondilite

-Dor lombar

-Dor no tendão de Aquiles

-Tendinite patelar

-Pontos de gatilho

Ela é praticamente indolor, no entanto, o técnico pode utilizar uma pomada anestésica para adormecer a região a ser tratada, de forma a aliviar qualquer desconforto causado pelo aparelho. Durante o procedimento da terapia, o paciente deve ficar em uma posição confortável que permita que o profissional consiga chegar bem no local a tratar. Depois, o técnico passa um gel e o aparelho pela pele, em volta da região, por cerca de 18 minutos. Este aparelho produz ondas de choque que penetram a pele e trazem benefícios como:

-Reduzir a inflamação no local, permitindo o alívo do inchaço e da dor local;

-Estimular a formação de novos vasos sanguíneos, facilitando a reparação da lesão, por aumentar a quantidade de sangue e oxigênio na região;

-Aumentar a produção de colágeno, que é importante para manter a reparação de músculos, ossos e tendões.

O tratamento por Ondas de Choque é bastante seguro e não existem contraindicações. Porém, deve-se evitar utilizar o aparelho por cima de locais como os pulmões, olhos ou cérebro. Além disso também deve ser evitado na região da barriga em grávidas ou por cima de locais com câncer, uma vez que pode estimular o crescimento do tumor.