83 9444.8573 81 9899.5411

Dr. Nêuton Magalhães

Menu

Bloqueios Anestésicos

O bloqueio anestésico para tratamento da dor é um método que pode utilizado tanto para diagnóstico como para tratamento de síndromes dolorosas crônicas. A técnica consiste em interromper os impulsos sensitivos que levam a informação da dor ao sistema nervoso central. Após a identificação correta da causa da dor, é realizado um plano de tratamento individualizado para cada paciente. Por meio de um aparelho de raios-x, é verificado precisamente os pontos para bloqueio com anestésicos locais, que atuam na memória da dor, dessensibilizando a região dolorosa. Com isso o paciente obtém alívio da dor necessário para começar a Fisioterapia e ficar livre de dor.
A ação dos bloqueios varia conforme cada paciente e depende das respectivas patologias. O efeito anestésico pode acabar em um intervalo de horas ou até semanas. Nos casos dos anestésicos locais, a dose é mantida em uma pequena concentração, para que somente a dor seja reduzida e não outras funções, como o movimento dos membros. Eles podem ser realizados em nervos, músculos, ligamentos, tendões, espaços peridurais, subaracnóideo e cavidades articulares. As substâncias injetadas para o bloqueio incluem anestésico local, corticosteroide, opióide, clonidina, antinflamatório, guanetidina, cetamina, calcitonina e eventualmente ácido hialurônico, fenol e álcool.
O tratamento visa principalmente diminuir a intensidade da dor ou até eliminá-la, para melhorar a capacidade física e qualidade de vida do paciente. Ele é útil para diversas síndromes dolorosas, entre elas dor de origem oncológica, lombalgia inespecífica, síndrome complexa de dor regional e síndrome dolorosa miofascial.