Você sabe o que é bloqueio da dor? As dores na coluna são uma das maiores queixas dos pacientes em consultórios médicos. Estima-se que 90% da população brasileira sofre ou já sofreu algum episódio de dores nas costas.
Entre esses pacientes, em média 40% sofrem de dores crônicas, ou seja, dores persistentes por mais de 3 meses. Isso, portanto, acaba impossibilitando a pessoa de realizar as suas atividades diárias, bem como diminui a sua qualidade de vida.
Então diante disso, uma das opções para o alívio da dor na coluna, é o método de bloqueio da dor. Este tratamento tem como objetivo tratar dores na coluna, inflamações e compressão do nervo.
Por isso, elaboramos este artigo para lhe informar mais sobre este tipo de tratamento, confira.
Você sabe o que é bloqueio da dor?
O bloqueio da dor consiste em um procedimento pouco invasivo na região da coluna. Ele tem como objetivo aliviar as dores na região das costas e também a inflamação local.
Esse tipo de tratamento, também é conhecido como infiltração na coluna. Essa técnica é aplicada normalmente na extensão na coluna desde o cóccix até a região cervical.
Durante o tratamento, aplica-se na coluna do paciente, corticoides e anestésicos. Dessa forma, os medicamentos reduzem a inflamação e tratam a dor na coluna de forma local.
A infiltração na coluna pode ser feita em um ou mais pontos causadores de dores crônicas. Para isso, utiliza-se agulhas e seringas, e não há a necessidade de cortes.
O resultado do tratamento, então, se dá pela melhora considerável da dor e o aumento da qualidade de vida do paciente. E, na grande maioria evita futuras complicações.
Bloqueio da dor: para que é indicado?
Indica-se o bloqueio da dor, nos casos em que o paciente já fez todos os tratamentos clínicos de forma adequada, mas não teve resultados. Ou seja, a ingestão de medicamentos via oral e fisioterapia, e mesmo assim continua sentindo dores na região das costas.
O bloqueio da dor também é indicado nos seguintes casos:
- Hérnia de disco;
- Dor cervical;
- Bicos de papagaio;
- Desgaste na região facetária;
- Hipertrofia na coluna;
- Artrose na coluna;
- Dor no cóccix;
- Entre outras dores na região lombar.
Além desses casos, o bloqueio da dor pode ser indicado em caso em que não há diagnóstico preciso de imagem e exame físico quanto à origem da dor.
O tratamento pode ser indicado por um especialista e realizado por um neurocirurgião.
Como é feito o procedimento de bloqueio da dor para aliviar a dor na coluna?
Antes de realizar o procedimento, o paciente precisa passar por avaliação médica para discutir as causas das dores e o melhor local para realização do procedimento.
Por isso, o profissional avalia as condições do paciente, faz exames e o encaminha para realizar a aplicação dos medicamentos em um ambiente cirúrgico.
Embora o procedimento seja simples, precisa ser feito em um ambiente seguro por se tratar de uma região delicada.
A aplicação em si dos medicamentos, não envolve cortes na região lombar, somente punções através de agulhas e seringas.
Todo procedimento, no entanto, pode ser feito com o paciente sedado ou parcialmente sedado, e dura aproximadamente 20 minutos. Em muitos casos não há a necessidade de internação, e o paciente é liberado no mesmo dia.
Benefícios do bloqueio da dor
Após o procedimento, o paciente sente uma melhora significativa imediatamente, e a melhora total da dor lombar entre 10 a 15 dias.
Os benefícios são bastante significativos para o paciente, já que a redução da dor devolve a qualidade de vida, e possibilita que ele realize as suas atividades diárias normalmente.
Como a aplicação do medicamento é local e diretamente na região da dor, evita que o paciente tenha que ingerir medicamentos orais diariamente.
Além disso, o tratamento pode evitar que o paciente tenha mais complicações na coluna e tenha que fazer uma cirurgia no local futuramente.
Por fim, esse tipo de tratamento deve ser feito em casos específicos e por profissionais. Quando feito corretamente contribui para que o paciente tenha uma vida sem dores.