5 causas comuns de dor na lombar

Dores na lombar: o que são e como identificá-las

As dores na lombar são muito comuns e ocorrem em qualquer idade ou fase da vida de uma pessoa. Ela fica localizada na parte inferior das contas podendo se espalhar e irradiar para as pernas.

Milhares de pessoas ao longo da vida, vão experimentar ao menos um episódio desse tipo de dor. Entretanto, uma pequena porcentagem de pacientes, terão que conviver com as dores crônicas diariamente, em média 15% dos pacientes que se queixam dela.

A dor na lombar possui algumas características específicas que são fáceis de serem identificadas pelo paciente. Por exemplo:

  • A dor se intensifica quando o paciente levanta um objeto pesado;
  • Dói quando ele inclina o tronco para frente, ou seja, quando se abaixar;
  • Dói quando ele fica em determinadas posições ou quando ele tenta ficar com a postura ereta.

A maior causa da dor, tem a ver com problemas mecânicos, isto é, quando há uma alteração funcional de alguma parte da lombar, dos músculos lombares ou dos nervos da coluna.  

Quando a dor não é tratada da forma correta, tende a piorar, e fatores como trabalho, idade, sexo, genética e cuidados com a saúde costumam influenciar no seu aparecimento.

Então, essa dor pode se tornar crônica e durar por mais de 3 meses, afetando a qualidade de vida do paciente.

5 causas comuns de dores na lombar

Existe uma série de fatores que levam uma pessoa saudável a ter dores na lombar. Mas, raramente a dor está associada a doenças graves.

Tumores, aneurisma, fibromialgia e pedras nos rins podem causar a dor, porém não costumam ser causas frequentes pelo desconforto nessa região.

Por isso a maioria das dores são causados por:

  1. Esforço físico repetitivo

Atividades que exigem esforços repetitivos diariamente, podem causar lesões musculares e tensões na coluna.

Algumas atividades no trabalho ou serviços domésticos, por exemplo, costumam afetar mais essa região e causam as temidas dores nas costas.

  1. Obesidade

O excesso de peso também pode causar dores na coluna. A sobrecarga de peso nas vértebras da coluna e nas articulações do quadril, levam a pessoa a sentir fortes dores na região lombar.

Além disso, a obesidade pode causar a degeneração dos discos vertebrais.

  1. Levantar excesso de peso

Levantar objetos pesados pode causar pequenas lesões nos músculos das costas, e provocar um processo inflamatório na região. Além disso, ao levantar peso você pode causar espasmos musculares muito dolorosos.

  1. Má Postura

Quando uma pessoa tem a postura correta, há um equilíbrio entre os ossos e os músculos.

A má postura, por sua vez, pode causar desequilíbrio e alterações estruturais na coluna, encurtamento dos músculos e o enrijecimento das articulações, causando dores na lombar.

  1. Ciática

Ciática ou conhecida como dor ciática, se dá pela compressão do nervo ciático. Esse nervo é espesso e passa por toda extensão da perna e vai até a coluna.

A dor lombar, no entanto, ocorre quando esse nervo é pressionado entre um disco e o osso.

Como tratar causas comuns de dor na lombar?

A maioria das dores na lombar costuma desaparecer depois de algumas semanas. No entanto, quando a dor é crônica pode durar por vários meses.

O tratamento costuma ser bem simples e conservador, isso porque a maioria dos casos são resolvidos apenas com o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, repouso e em alguns casos fisioterapia.

A prevenção ainda é o melhor tratamento para a dor lombar, por isso mantenha uma postura mais ereta, evite carregar excesso de peso e mantenha uma rotina saudável.

Em caso de dor lombar persistente, consulte um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *